segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

De bicicleta, pedreiro semeia árvores há quase 20 anos


De bicicleta, pedreiro semeia árvores há quase 20 anos
Nas últimas duas décadas, Henrique Lorenzi já plantou mais de mil mudas em locais descampados




Há quase 20 anos, o pedreiro Henrique Lorenzi, 66 anos, morador do bairro Parque Avelino planta árvores pela cidade nos finais de semana. De bicicleta, ele procura as avenidas, locais com grandes espaços onde falta árvores. Ao longo desse tempo, já se foram mil mudas plantadas.
"Planto desde os 10 anos, mas em 1996 que comecei a fazer todos os fins de semana. Faço isso porque gosto", afirma.
Além de plantar as árvores, o pedreiro ainda faz as mudas em casa e cuida da muda até que ela se torne adulta. "Acho importante que as pessoas se conscientizem, porque se não cuidar, as árvores não vão crescer", afirma.
A cada saída de bicicleta, Henrique leva de 10 a 15 mudas para serem plantadas. Na entrada do Quintino 1, ele se orgulha de um eucalipto grande que ele mesmo plantou e cuidou. No trevo da rodovia Cândido Portinari, ali mesmo no bairro, ele também plantou muitas mudas. "Não são todas as mudas que sobrevivem, algumas as roçadas e os tratores levam", conta.
Entre as espécies plantadas por Henrique, ele diz que gosta mesmo das nativas e de grande porte, como ipês e anjicos.
Projeto em dificuldades
Além de iniciativas particulares, como a de Henrique Lorenzi, a prefeitura também deu início, há duas semanas, a mais uma fase do projeto "Vamos Arborizar Ribeirão", ligado ao plantio em calçadas, principalmente no quadrilátero Central.
No entanto, de 40 casas e estabelecimentos visitados na rua Floriano Peixoto, só seis moradores aceitaram ter mudas plantadas em suas calçadas.
Segundo os coordenadores dessas equipes, esses problemas já eram esperados porque muitas casas são de aluguel, assim como os edifícios. As desculpas para não aceitar as mudas foram de que os moradores precisam falar com os proprietários dos imóveis.
Para tentar contornar o problema, a secretaria municipal de Meio Ambiente pretende realizar a distribuição de panfletos com informações sobre o programa nessa região.
    fonte:http://www.jornalacidade.com.br/editorias/cidades/2013/02/02/de-bicicleta-pedreiro-semeia-arvores-ha-quase-20-anos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário