Há basicamente duas larguras de correntes de no mercado: 1/8″ e 3/32″ – números que se referem à medida, em polegadas, da largura da parte interna da corrente. As de 1/8″, mais grossas, são utilizadas normalmente em bicicletas single speed, enquanto as 3/32″ são usadas nas bikes com múltiplas marchas, mais comuns no mercado.
Para efeito de comparação, 1/8″ = 4/32″, ou seja, a corrente das bicicletas com marchas é 25% mais fina – redução necessária para suportar os múltiplos anéis dentados. Mas isso não as torna necessariamente mais fracas, já que o investimento em pesquisa e a tecnologia empregada na sua fabricação permitiram às correntes de 3/32″alcançar um nível de resistência comparável às mais largas (que têm menor apelo de mercado e, portanto, menos investimento em tecnologia).
À parte a diferença entre a largura da parte interna das correntes, entre os modelos de 3/32″ há variações também da largura da parte externa, de acordo com o número de marchas do conjunto de câmbio. À medida em que a tecnologia evolui e a demanda do mercado por um número cada vez maior de marchas aumenta, os fabricantes têm enfrentado a difícil missão de reduzir as dimensões das correntes sem comprometer sua eficiência e resistência.
Normalmente os fabricantes já classificam suas correntes de acordo com o número de marchas que elas suportam, facilitando a escolha dos compradores. Mas ainda assim é bom saber as especificações da corrente para evitar problemas futuros.
Cassetes de até 8 catracas (bicicletas de até 24 marchas) aceitam correntes de até 7,2mmde largura.
Os de 9 catracas (27 marchas) pedem elos mais estreitos, de até 6,8mm de largura.
Já os de 10 catracas (30 marchas) suportam correntes com largura de 5,9 a 6,2mm, e 11catracas (33 marchas), 5,5mm.
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