domingo, 12 de fevereiro de 2012

Corrente: largura e compatibilidade


Há basicamente duas larguras de correntes de no mercado: 1/8″ e 3/32″ – números que se referem à medida, em polegadas, da largura da parte interna da corrente. As de 1/8″, mais grossas, são utilizadas normalmente em bicicletas single speed, enquanto as 3/32″ são usadas nas bikes com múltiplas marchas, mais comuns no mercado.
Para efeito de comparação, 1/8″ = 4/32″, ou seja, a corrente das bicicletas com marchas é 25% mais fina – redução necessária para suportar os múltiplos anéis dentados. Mas isso não as torna necessariamente mais fracas, já que o investimento em pesquisa e a tecnologia empregada na sua fabricação permitiram às correntes de 3/32″alcançar um nível de resistência comparável às mais largas (que têm menor apelo de mercado e, portanto, menos investimento em tecnologia).
À parte a diferença entre a largura da parte interna das correntes, entre os modelos de 3/32″ há variações também da largura da parte externa, de acordo com o número de marchas do conjunto de câmbio. À medida em que a tecnologia evolui e a demanda do mercado por um número cada vez maior de marchas aumenta, os fabricantes têm enfrentado a difícil missão de reduzir as dimensões das correntes sem comprometer sua eficiência e resistência.
Normalmente os fabricantes já classificam suas correntes de acordo com o número de marchas que elas suportam, facilitando a escolha dos compradores. Mas ainda assim é bom saber as especificações da corrente para evitar problemas futuros.
Cassetes de até 8 catracas (bicicletas de até 24 marchas) aceitam correntes de até 7,2mmde largura.
Os de catracas (27 marchas) pedem elos mais estreitos, de até 6,8mm de largura.
Já os de 10 catracas (30 marchas) suportam correntes com largura de 5,9 a 6,2mm, e 11catracas (33 marchas)5,5mm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário