segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Bicicleta elétrica da Ford traz tecnologia da F1


Modelo foi apresentado como conceito no Salão do Automóvel de Frankfurt




Ford E-bike G
Motor elétrico fica dentro do cubo da roda dianteira e pode levar bike à velocidade de 25 km/h


Ainda na carona do Dia Mundial sem Carro, comemorado na semana passada, a iniciativa da Ford faz crescer a esperança de que um dia as bicicletas tenham espaço garantido para quem desejar percorrer pequenas distâncias sem poluir o ambiente.

A fabricante apresentou, no último Salão de Frankfurt, seu conceito de bicicleta elétrica, a E-Bike Concept, com câmbio de 11 marchas e autonomia de uso de até 85 km, dependendo da potência utilizada pelo e-ciclista.

Segundo a empresa, “o mercado de bicicletas elétricas está crescendo muito rápido, com cerca de 30 milhões de unidades vendidas globalmente no ano passado”.

Apesar de não ter planos para produzir a E-Bike, se passasse a disputar esse mercado, a Ford investiria em uma bateria de 36 volts com células de íons de lítio que em até duas horas seria recarregada em 80%. Os 100% seriam alcançados após quatro horas em uma tomada comum.

O motor, instalado no cubo da roda dianteira, funcionaria a uma potência máxima de 350 watts, oferecendo velocidade de até 25 km/h – valendo-se, inclusive, de tecnologia desenvolvida na Fórmula 1, segundo a empresa.

No momento de pedalar, no lugar de uma corrente, a E-Bike funcionaria com uma correia de carbono para transferir o movimento para a roda traseira.

Para suportar as inovações, um quadro de alumínio e carbono com peso de 2,5 kg. O diretor de personalização de veículos da Ford Europa, Axel Wilke, diz que a bike pode ser o complemento ideal aos produtos da montadora.

- Com esse design avançado de nova geração, construção robusta e de qualidade e itens de alto desempenho, acreditamos que a Ford E-Bike Concept seria o complemento ideal para as soluções de mobilidade elétrica que vamos oferecer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário